XVII SECCOM

13-17 de outubro, Auditório EPS - UFSC, Florianópolis


Sobre

A SECCOM, Semana Acadêmica de Ciências da Computação e Sistemas de Informação, é um evento realizado anualmente pelo PET computação com a duração de uma semana.

Em 2014 será realizada a décima sétima edição do evento. A semana tem por objetivo desenvolver e aprimorar os conhecimentos relacionados à Computação e áreas afins, oferecendo aos alunos e a comunidade em geral a oportunidade de entrar em contato com assuntos extra-curriculares através de mini-cursos e palestras, além de outras atividades.

Todas as palestras ocorrerão no Auditório do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (EPS). Os minicursos ocorrem em laboratórios especificos. Confira na programação abaixo maiores e informações sobre as palestras e minicursos.

Agenda

Segunda

13

Terça

14

Quarta

15

Quinta

16

Sexta

17
10h00
Sala: INE 313
Minicurso: Neo4j, um banco de dados em grafos Michel L. de Ávila Importância dos grafos na modelagem de informações fortemente conectadas e uso do banco Neo4j para tal, linguagem Cypher para navegação nos grafos, exemplos práticos de uso. Inscreva-se!
12h00 Intervalo -
13h30 Sistemas operacionais: open source e licenças João C. L. Dovicchi Definições, classificação e descrição de sistemas operacionais. Tipos de núcleo (kernel): Userland e Kernel Space, Licenças: MIT / GPL, GPLv3 e LGPL; Creative Commons; Mozilla/Apple/Oracle; X11 e BSD/ISC.
14h30 Openshift Open Source Cloud Marcelo Barbosa Uso simples e fácil do OpenShift de forma gratuita na cloud da Red Hat. O desenvolvedor cria sua conta usa a plataforma e não preocupa-se com infra-estrutura, apenas com o seu código.
15h30 Coffee-break -
16h00 Ambient Assisted Living Mário Dantas Apresentação dos conceitos relativos de AAL, que permite maior eficiência na monitoração e maior liberdade para pessoas vivendo em ambientes assistidos. Uma fonte de crowdsourcing antes inimaginada.
18h30
Sala: INE 101
Minicurso: Componetização e o mundo moderno do front-end Diogo Moretti Estruturar projetos com CSS. Semântica, préprocessadores (Stylus, LESS, SASS), modularização, padrões, grid, responsividade. Task Runners (Grunt, Gulp), static generators, generators em Node. JS modular com Browserify. Inscreva-se!
10h00
Sala: INE 314
Minicurso: Aplicativos para Firefox OS Guilherme Berghauser Um problema dos desenvolvedores móveis é a quantidade de linguagens para uma aplicação. A palestra apresenta o que é feito com o Apache Cordova, desenvolver aplicativos e fazer deploy, utilizando Firefox OS. Inscreva-se!
12h00 Intervalo -
13h30 Go for Baby Gophers: apresentação da linguagem Go Nassor P. da Silva História da linguagem, suas qualidades e defeitos, uso ao redor do mundo e ferramentas, exemplos, como começar
14h30 Fedora em sistemas embarcados Marcelo Barbosa Suporte à arquitetura ARM no Fedora, vantagens, o futuro desta área, projetos interessantes e demonstração de algumas placas rodando o Fedora: Raspberry Pi B, BeagleBone Black, Cubietruck e mais.
15h30 Coffee-break -
16h00 Testes de unidade na prática Tiago Furtado Por que usá-los? Como são escritos? Como automatizá-los? Serão abordados aspectos conceituais de qualidade de código, cobertura de testes e TDD, com exemplos em aplicações desenvolvidas na Meritt.
18:30
Sala: INE 101
Minicurso: APIs utilizando a linguagem Go Nassor P. da Silva Utilizando Go para desenvolver uma aplicação backend. Passo a passo, desde a seleção de bibliotecas, testes envolvendo funcionalidades e aplicação. Exemplo de como consumir esta API utilizando Angular.js.
10h00
Sala: INE 106
Coding Dojo: Java Arthur H. Erpen Um coding dojo é uma reunião de programadores dispostos a aumentar seus conhecimentos. Um desafio é proposto, e todos propõem soluções. Neste, aprenda a linguagem Java e suas peculiaridades. Inscreva-se!
12h00 Intervalo -
13h30 Machine Learning: das inspiraçoes à geração de valor Robson Motta Visão prática de como a Chaordic aplica Machine Learning e MapReduce e serviços de Cloud Computing. Quais grandes desafios em combinar algoritmos de forma escalável para o Sistema de Recomendação.
14h30 E agora, o que eu faço? Júlia Laitano,Renata Miguez Esta palestra tem como objetivo trabalhar o autoconhecimento e preparar participantes para escolhas mais acertadas com suas preferências. Buscaremos trazer informações sobre o mercado no setor de TI.
15h30 Coffee-break -
16h00 O problema de pequenos desempenhos em grandes máquinas Laércio L. Pilla Como aplicações científicas funcionam. plataformas paralelas de alto desempenho são organizadas, quais são as origens dos problemas de desempenho e como podemos tratar destes problemas.
18h30
Sala: INE 101
Minicurso: Python Tarcísio E. M. Crocomo Foco no início do uso da linguagem e em conhecimentos como práticas idiomáticas, empacotamento e distribuição, ferramentas de desenvolvimento, para usos pessoais e profissionais. Inscreva-se!
10h00
Sala: INE 106
Minicurso: Node.js Crash Course Pablo J. C. Muñoz Aprendendo a usar Node.js para implementar uma aplicação web. Programar event-driven, assíncrona e o event-loop, reutilizando código usando módulos e NPM. Usando Express para fazer sua aplicação. Inscreva-se!
12h00 Intervalo -
13h30 Computação ubíqua Antônio A. F. Loureiro A localização e rastreamento de dados sensoriados desempenham papel fundamental na computação ubíqua. Contexto e processamento ciente fornecem capacidade de projetar serviços adaptativos. Nesta palestra, serão discutidos como podem ajudar a projetar aplicações.
14h30 Processadores manycore de baixo consumo Márcio B. Castro Crescimento da quantidade de cores, futuro da computação de alto desempenho, alternativa para aliar desempenho e baixo consumo usando processadores manycore, conceitos e motivos para uso.
15h30 Coffee-break -
16h00 Buscas jurídicas utilizando ontologias e multilinguismo Karina G. Roggia Apresentação do sistema Ontojuris associado ao projeto TECLIN, iniciativa para preservação e difusão de culturas minoritárias. Universal Network Language, possíveis aplicações e implementação com o sistema.
18h30
Sala: INE 314
Minicurso: Python (cont.) Tarcísio E. M. Crocomo Continuação do minicurso de Python inciado na quarta-feira. Inscreva-se!
12h00 Intervalo -
13h30 Bases de dados de grande porte e seus desafios na Dataprev Khaue Rodrigues Em breve...
14h30 Processamento em larga escala com Spring Batch Vinícius P. de Araújo Em breve...
15h30 Coffee-break -
16h00 Aplicação do cálculo numérico na computação Sérgio Peters A computação está baseada em diversos princípios matemáticos: lógica, álgebra, cálculo, etc. O cálculo numérico permite a obtenção de soluções aproximadas de problemas sem soluções exatas conhecidas.

Inscrição

A vaga nos minicursos só é garantida mediante pagamento antecipado de 5 reais por minicurso no PET Computação (sala INE 521).

Inscreva-se!

Localização

Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina

Palestrantes

  • Antônio A. F. Loureiro

    Antônio A. F. Loureiro currículo lattes

    Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em Ciência da Computação pela University of British Columbia, Canadá (1995). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em sistemas distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: algoritmos distribuídos, computação móvel/ubíqua, comunicação sem fio, gerenciamento de redes, redes de computadores, redes de sensores sem fio.

  • Diogo Moretti

    Diogo Moretti diogo.nu

    Front-end developer na Chaordic, organizador do Front in Floripa, co-foundador do FloripaJS e mantenedor oficial do site da BrazilJS. Gosta muito da criação de interfaces ricas, do mundo open-source e da comunidade.

  • Guilherme Berghauser

    Guilherme Berghauser

    Estudante de Sistemas de Informação pela UTFPR, voluntário da Mozilla Foundation, participa do projeto Firefox Student Ambassador. Membro do grupo de usuários de software livre PatoLivre, e sócio-fundador da QiLeverage, empresa especializada no desenvolvimento de softwares educacionais. Foi professor durante sete anos e nos últimos quatro anos se dedica ao desenvolvimento web e mobile.

  • João C. L. Dovicchi

    João C. L. Dovicchi

    Doutor em Engenharia Elétrica pela UFU, na área de Processamento da Informação, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Foi professor e pesquisador da Universidade Federal de Uberlândia de 1992 a 2003, onde dirigiu o Laboratório de Eletroacústica (Labmus/UFU) atuando na área de processamento de sinal (DSP), Eletroacústica e Música Computacional (Computer Music). Atualmente, é professor do INE/CTC da Universidade Federal de Santa Catarina, e pesquisador do APILab/INCoD, na área de processamento digital da informação.

  • Júlia Laitano

    Júlia Laitano

    Psicóloga formada pela UFSC, Especialista em Gestão de Pessoas pela FGV/RJ. É CEO da JoinTI, Consultoria de Recursos Humanos focada no setor de tecnologia, onde atua com: Recrutamento & Seleção; Treinamento & Desenvolvimento de pessoas; Planejamento de Carreira; Formação de Equipes de Alto desempenho; Desenvolvimento de lideranças; Programas de Motivação no trabalho, em empresas de TI.

  • Karina G. Roggia

    Karina G. Roggia currículo lattes

    Possui Doutorado em Matemática pelo Instituto Superior Técnico em Lisboa, Portugal. É Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela UFRGS. Foi membro do SQIG, vinculado ao Instituto de Telecomunicações em Portugal e atualmente é pesquisadora no I3G - Instituto de Governo Eletrônico, Inteligências e Sistemas. Tem experiência docente na graduação em Ciência da Computação tendo ministrado as disciplinas Teoria dos Grafos e Análise Combinatória, Linguagens Formais e Autômatos e Teoria das Categorias.

  • Khaue Rodrigues

    Khaue Rodrigues

    Atualmente Coordenador de Gestão de Dados da Dataprev, Órgão da Superintendência de Desenvolvimento na Diretoria de Desenvolvimento. Anteriormente atuou como Administrador de Bases de Dados (DBA) e consultor em banco de dados, por 13 anos.

  • Laércio L. Pilla

    Laércio L. Pilla currículo lattes

    Laércio Lima Pilla é professor no Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina. Ele obteve seu título de Doutor em Ciência da Computação em 2014 em uma cotutela entra a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Université de Grenoble na França. Seus tópicos de pesquisa envolvem escalonamento, balanceamento de carga, perfilamento de plataformas, predição de desempenho e redução de consumo de energia.

  • Márcio B. Castro

    Márcio B. Castro

    Professor do Departamento de Informática e Estatística da UFSC. Doutor em Ciência da Computação pela Université de Grenoble (França). Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela PUC-RS. Participa do Laboratório Internacional em Processamento de Alto Desempenho e Informática Ambiente (LICIA). Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento Paralelo e Distribuído, atuando principalmente com modelos de programação paralela e distribuída, arquiteturas multicore e manycore, aplicações científicas paralelas, afinidade de dados e threads.

  • Marcelo Barbosa

    Marcelo Barbosa firemanxbr.org

    Evangelista opensource, membro da equipe de packagers do Fedora onde atua também como Ambassador e Coordenador do L10N Brazilian Portuguese Team. Programador para soluções embarcadas focadas em Linux e hardware ARM, atualmente envolvido com projetos de virtualização com KVM e oVirt e trabalhando com o build system Yocto na empresa Datacom. Sua última contribuição tem sido na portabilidade dos frameworks de visão computacional para o Fedora e pacotes e bibliotecas Python.

  • Mário Dantas

    Mário Dantas

    Doutor em Ciência da Computação pela University of Souhtampton (UK). Mario Dantas foi Professor da Universidade de Brasília (UnB), e trabalhou por mais de dez anos na Petrobrás (Departamento de Produção) e no Centro Tecnológico do Exército (Ctex), no suporte a ambientes de rede e ao desenvolvimento de aplicações distribuídas. Na UFSC atua nos programas de pós-graduação de Ciência da Computação e Engenharia e Gestão do Conhecimento, cursos de especialização e graduação, e como consultor em diferentes projetos de pesquisa com a indústria nas áreas de redes, sistemas distribuídos e ambientes de alto desempenho.

  • Michel L. de Ávila

    Michel L. de Ávila currículo lattes

    Possui graduação em Sistema de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é administrador de bancos de dados na Neoway Business Solutions. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, plataformas de captura, processamento e armazenamento de dados. Também atua na área de bancos de dados de grafos e social network analysis.

  • Nassor P. da Silva

    Nassor P. da Silva

    Hacker e empresário, desenvolve software a 20 anos. Formado em Ciência da Computação (UNISUL) e organizador do Grupo de Desenvolvedores Google (GDG) de Florianópolis.

  • Pablo J. C. Muñoz

    Pablo J. C. Muñoz

    Programador a mais de 10 anos, trabalha atualmente na Chaordic, participou nos projetos de sistemas de recomendação. Dentre as várias tecnologias que teve contato durante os projetos, tais como Java, PHP, C#, HTML, CSS etc, e é mais conhecido pelo domínio da linguagem JavaScript e sua utilização tanto nos navegadores quanto em node.js. Ainda na Chaordic, atua como professor de desenvolvimento Web.

  • Renata Miguez

    Renata Miguez

    Sócia do Vilaj Coworking, espaço de trabalho colaborativo que busca criar ambientes de desenvolvimento de pessoas e projetos, e fotógrafa/videomaker no ColetivoMMídia, coletivo que conta histórias utilizando diversas linguagens e plataformas, com ênfase no audiovisual. Trabalha com facilitação de encontros e desenvolvimento de projetos que fomentem empreendedorismo, formação de rede, cultura de compartilhamento e colaboração. Estudou Design de Produto pelo IFSC e fotografia pela UNIVALI.

  • Robson Motta

    Robson Motta

    Robson Motta é um dos Data Scientists que compõe o time responsável principalmente pelas recomendações da Chaordic. Possui doutorado na área de Inteligência Artificial pela Universidade de São Paulo (ICMC-USP), com passagens pela Universidade do Porto, Portugal, e pela Jacobs University em Bremen, Alemanha.

  • Sérgio Peters

    Sérgio Peters

    Possui graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pela UFSC. Atualmente é professor do Departamento de Informática e Estatística e pesquisador na área de métodos numéricos para resolução das equações diferenciais parciais que modelam o escoamento de fluidos e a transferência de calor.

  • Tarcísio E. M. Crocomo

    Tarcísio E. M. Crocomo

    Formado na UFSC em Ciências (sic) da Computação, atualmente trabalha com desenvolvimento em C++ e Python na Audaces. Participou do grupo PET Computação da UFSC de 2010 a 2013.

  • Tiago Furtado

    Tiago Furtado

    Bacharel e mestre em Ciência da Computação, possui sólida formação teórica e mais de 10 anos de experiência prática com desenvolvimento de sistemas para diferentes ramos de atividade. Atualmente, é full­stack developer na Meritt, onde converte café em linhas de código PHP com 100% de cobertura de testes, seguindo os conceitos de DDD e REST.

  • Vinícius P. de Araújo

    Vinícius P. de Araújo

    Formado em Sistemas de Informação pela Universidade Estadual de Montes Claros com uma das melhores médias da história do curso, foi aprovado no concurso da DATAPREV logo após a conclusão do mesmo. Domina a arte de programar desde a adolescência devido ao seu hobby por games e a curiosidade no desenvolvimento dos mesmos.

Patrocínio

Apoio